terça-feira, 31 de março de 2009

O que são Insumos??

Insumo (em inglês: input) em Economia designa um bem ou serviço utilizado na produção de um outro bem ou serviço. Inclui cada um dos elementos (matérias-primas, bens intermediários, uso de equipamentos, capital, horas de trabalho etc.) necessários para produzir mercadorias ou serviços.
No seu conceito mais amplo insumo é a combinação de fatores de produção, diretos (matérias-primas) e indiretos (mão-de-obra, energia, tributos), que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços.
Uma definição simplificada de insumo seria: tudo aquilo que entra no processo ('input'), em contraposição ao produto ('output'), que é o que sai.
Como certos insumos são objetos de tributação pelo Governo, criou-se uma discussão jurídica infindável para tentar definir o que seja realmente um insumo, a fim de saber se determinada coisa é ou não tributável. [1]
Segundo o Professor Silveira Bueno, catedrático de filosofia da Universidade de São Paulo : os insumos entram na composição de bens maiores, de mercadorias, que seriam consumidas pelo povo. [1]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Insumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário